PESQUISA DO HCOR APONTA EFICÁCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES CARDÍACOS
- vladsa15
- 11 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Estudo clínico do Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica apontou que 98% dos pacientes com doenças cardiovasculares apresentaram evolução efetiva na recuperação por meio de musculação e exercícios aeróbicos supervisionados.
Pesquisa do Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor apontou que 98% dos pacientes avaliados que fizeram tratamento pelo Programa de Reabilitação do hospital obtiveram melhora na capacidade de oxigenação, aumento da força muscular cardíaca e maior tolerância ao exercício físico, além da redução de massa gorda, ganho de massa magra, bem como na melhora na qualidade de vida.
Segundo o responsável pela da pesquisa, Dr. Carlos Hossri e pelo Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor, 78% dos analisados já haviam sido submetidos a algum tipo de procedimento invasivo (ponte de safena, mamária ou angioplastia coronária com stent, correção de cardiopatias congênita e de doenças pulmonares). “A resposta obtida pela reabilitação foi tão satisfatória que o questionário de qualidade de vida ficou semelhante ou até mesmo superior ao de indivíduos normais”, explica o Dr. Hossri.
Entre 2011 e 2013 foram avaliados 106 pacientes com doença coronariana por meio de aplicação de questionário e diferentes tipos de testes de esforço, antes e depois dos pacientes iniciarem o tratamento pela Reabilitação Cardiopulmonar. Após três meses do Programa de Reabilitação, 98% dos pacientes apresentaram qualidade de vida igual ou superior quando comparados a indivíduos sem doença cardíaca.
De acordo com o responsável pela pesquisa ocorreram melhoras significativas em todos os aspectos, especialmente nos índices de qualidade de vida desses pacientes. “O Programa de Reabilitação Cardiopulmonar recomendado, monitorado e supervisionado promove melhoria na qualidade de vida dos pacientes com doenças cardíacas e pulmonares mais graves”, finaliza Dr. Hossri.
Sobre o Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica: O programa é sugerido a todos os indivíduos portadores de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana como indivíduos que já realizaram procedimentos invasivos como: angioplastia; revascularização do miocárdio, transplante cardíaco, implante de marca-passo ou cardiodesfibrilador implantável (CDI), cirurgia de válvulas, entre outras.
A reabilitação cardiopulmonar está indicada a todos os pacientes que apresentam falta de ar, limitação ao exercício pelo cansaço e fadiga, bem como restrição nas atividades de vida diária.
O objetivo do programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica é reduzir os sintomas de fraqueza, diminuir a dispneia (falta de ar), melhorar a qualidade de vida e aumentar a participação dos pacientes nas atividades da vida diária propiciando o retorno mais precoce à atividade produtiva e ou lazer. Nesta modalidade de reabilitação é recomendado o treinamento com exercícios monitorados e supervisionados, o que propicia maior efetividade e segurança durante o tratamento do paciente.
Venha fazer atividades de forma segura, eficiente e prazerosa. Temos uma ótima infraestrutura para avaliações, prescrições e treinamentos.
Trabalhamos cardiopatas ou doentes metabólicos com o mais absoluto rigor, respeitando as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, American Heart Association, European Heart Association e American College of Sports Medicine, temos credencial BLS pela American Heart Association.
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach) Agendamentos: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947
Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.
