top of page
Buscar

CORAÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS: MITOS E VERDADES

  • vladsa15
  • 2 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

O mal súbito pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pacientes doentes e idosos. Especialista alerta que há muitas dúvidas a respeito da atividade física e que se feita em excesso pode trazer problema à saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma em cada 200 pessoas sofre de mal súbito por ano. O Dr. Osni Moreira Filho, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) afirma que o mal súbito pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pacientes doentes e idosos. Ele alerta que há muitas dúvidas a respeito da atividade física e que se feita em excesso pode trazer problema à saúde.

Para ajudar a esclarecer o tema exercícios físicos e problemas cardíacos, o presidente da SPC, explica o que é mito e o que é verdade.

SOU MAGRO. PARA COMEÇAR UMA ATIVIDADE FÍSICA NÃO PRECISO PASSAR POR UM CARDIOLOGISTA?

MITO. Peso não é importante, a idade é. Se o paciente for começar uma atividade intensa, tiver mais do que 40 anos, deve ir ao cardiologista. Caso a atividade seja moderada, aquela que não é exaustiva, tem mais liberdade.

FUI AO CARDIOLOGISTA NO COMEÇO DO ANO E MINHAS TAXAS ESTAVAM BOAS. POSSO INICIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA, OITO MESES DEPOIS, SEM VOLTAR AO CARDIOLOGISTA?

VERDADE. Se estiver se sentindo normal e não tiver acontecido nada nesse intervalo, como um infarto ou um AVC, por exemplo, o paciente pode começar a atividade. Devemos ressaltar: é necessário respeitar o nível de exercício que você está habituado, lembrando que o início deve ser sempre moderado, aumentando a intensidade com o tempo.

FIZ AVALIAÇÃO NA ACADEMIA, POR ISSO, NÃO PRECISO FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA SEM CONSULTAR MEU CARDIOLOGISTA?

VERDADE. Normalmente, a avaliação da academia é suficiente se o educador físico fizer uma avaliação correta, verificando o condicionamento físico e se há presença de doenças cardiovasculares no aluno. Vale ressaltar: caso esses detalhes não sejam conferidos, é preciso ir até o cardiologista.

MAL SÚBITO OCORRE APENAS COM QUEM NÃO VAI AO CARDIOLOGISTA? MITO. O mal súbito pode acontecer com qualquer pessoa, mas, normalmente, ocorre em pacientes doentes ou mais idosos. Em jovens é uma raridade. Para termos uma ideia: se considerarmos a população como um todo, cerca de uma em cada 200 pessoas sofre mal súbito por ano.

QUEM FAZ ATIVIDADE FÍSICA PELA MANHÃ TEM MAIS CHANCES DE ENFARTAR?

EM TERMOS. Se a pessoa puder escolher o horário para se exercitar, recomendamos o período da tarde, mas, se estiver bem-condicionada e sempre fizer a atividade pela manhã, as chances de enfartar não são maiores. Essa dúvida surge por conta do alto índice de enfartes que ocorrem pela manhã, pois, ao despertar, o corpo tem uma reação de alerta, que pode colaborar para o desenvolvimento do infarto.

FAZER EXERCÍCIO FÍSICO POR CONTA É MELHOR DO QUE NÃO FAZER NENHUM?

VERDADE. É muito melhor fazer um exercício físico sozinho do que nenhum. O cuidado que deve ser tomado é que o grau da atividade seja aquele que você está habituado. Por exemplo: você pode caminhar, correr ou andar de bicicleta, mas não deve ficar exausto e sim sentir-se confortável praticando a atividade.

PRECISO INGERIR SUPLEMENTOS E ISOTÔNICOS AO REALIZAR ATIVIDADE FÍSICA?

EM TERMOS. Normalmente quem tem uma alimentação balanceada consegue adquirir todos os nutrientes necessários e não precisa ingerir suplementos. Já com relação à hidratação, a bebida isotônica ajuda em uma atividade física mais prolongada (mais do que 15 minutos se exercitando).

AUMENTANDO MEU RITMO DE EXERCÍCIOS, FICAREI AINDA MAIS SAUDÁVEL?

MITO. O exercício físico tem etapas, após atingir o nível considerado bom, deve-se cuidar para não exceder. Existe um limite e a partir dele não há nenhum benefício e, talvez, traga até malefícios. Consideramos que 150 minutos de atividades aeróbicas por semana, divididos na maior parte dos dias, é um bom nível para início. Seria o equivalente a 30 minutos de segunda a sexta-feira ou três dias de 50 minutos.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/…/coracao-e-exercicios-fi…/

Aproveitando o tema, quando for iniciar em uma academia, pesquisar um personal trainer ou até mesmo já tendo um, pergunte se o profissional tem o curso de socorrista profissional.

Como lidamos com pessoas em estado de estresse físico já que os exercícios provocam alterações fisiológicas, apesar de não ser comum sempre há o risco de ocorrer um evento de mal súbito, portanto é bem interessante que o Personal Trainer tenha um curso de socorrista PCR (Parada Cardio Respiratória), assim além de chamar o resgate, o próprio Personal pode agir de forma imediata, sendo às vezes o fator decisivo para que a vítima tenha ou não sequelas, quando não à manutenção da vida.

Esse curso chamado de BLS - Basic Life Support pode ser realizado em locais como HCOR, SOCESP, Hospital Sírio Libanês, entre outros, é aberto aos profissionais da saúde inclusive aos professores de educação física e tem a chancela do American Heart Association (vide foto).

VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach) Agendamentos para aulas: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947 Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.


 
 
 
Featured Posts
Posts Recentes
Pesquisa por Tags
Siga me
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page