CORAÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS: MITOS E VERDADES
- vladsa15
- 2 de out. de 2015
- 4 min de leitura
O mal súbito pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pacientes doentes e idosos. Especialista alerta que há muitas dúvidas a respeito da atividade física e que se feita em excesso pode trazer problema à saúde.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma em cada 200 pessoas sofre de mal súbito por ano. O Dr. Osni Moreira Filho, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) afirma que o mal súbito pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pacientes doentes e idosos. Ele alerta que há muitas dúvidas a respeito da atividade física e que se feita em excesso pode trazer problema à saúde.
Para ajudar a esclarecer o tema exercícios físicos e problemas cardíacos, o presidente da SPC, explica o que é mito e o que é verdade.
SOU MAGRO. PARA COMEÇAR UMA ATIVIDADE FÍSICA NÃO PRECISO PASSAR POR UM CARDIOLOGISTA?
MITO. Peso não é importante, a idade é. Se o paciente for começar uma atividade intensa, tiver mais do que 40 anos, deve ir ao cardiologista. Caso a atividade seja moderada, aquela que não é exaustiva, tem mais liberdade.
FUI AO CARDIOLOGISTA NO COMEÇO DO ANO E MINHAS TAXAS ESTAVAM BOAS. POSSO INICIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA, OITO MESES DEPOIS, SEM VOLTAR AO CARDIOLOGISTA?
VERDADE. Se estiver se sentindo normal e não tiver acontecido nada nesse intervalo, como um infarto ou um AVC, por exemplo, o paciente pode começar a atividade. Devemos ressaltar: é necessário respeitar o nível de exercício que você está habituado, lembrando que o início deve ser sempre moderado, aumentando a intensidade com o tempo.
FIZ AVALIAÇÃO NA ACADEMIA, POR ISSO, NÃO PRECISO FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA SEM CONSULTAR MEU CARDIOLOGISTA?
VERDADE. Normalmente, a avaliação da academia é suficiente se o educador físico fizer uma avaliação correta, verificando o condicionamento físico e se há presença de doenças cardiovasculares no aluno. Vale ressaltar: caso esses detalhes não sejam conferidos, é preciso ir até o cardiologista.
MAL SÚBITO OCORRE APENAS COM QUEM NÃO VAI AO CARDIOLOGISTA? MITO. O mal súbito pode acontecer com qualquer pessoa, mas, normalmente, ocorre em pacientes doentes ou mais idosos. Em jovens é uma raridade. Para termos uma ideia: se considerarmos a população como um todo, cerca de uma em cada 200 pessoas sofre mal súbito por ano.
QUEM FAZ ATIVIDADE FÍSICA PELA MANHÃ TEM MAIS CHANCES DE ENFARTAR?
EM TERMOS. Se a pessoa puder escolher o horário para se exercitar, recomendamos o período da tarde, mas, se estiver bem-condicionada e sempre fizer a atividade pela manhã, as chances de enfartar não são maiores. Essa dúvida surge por conta do alto índice de enfartes que ocorrem pela manhã, pois, ao despertar, o corpo tem uma reação de alerta, que pode colaborar para o desenvolvimento do infarto.
FAZER EXERCÍCIO FÍSICO POR CONTA É MELHOR DO QUE NÃO FAZER NENHUM?
VERDADE. É muito melhor fazer um exercício físico sozinho do que nenhum. O cuidado que deve ser tomado é que o grau da atividade seja aquele que você está habituado. Por exemplo: você pode caminhar, correr ou andar de bicicleta, mas não deve ficar exausto e sim sentir-se confortável praticando a atividade.
PRECISO INGERIR SUPLEMENTOS E ISOTÔNICOS AO REALIZAR ATIVIDADE FÍSICA?
EM TERMOS. Normalmente quem tem uma alimentação balanceada consegue adquirir todos os nutrientes necessários e não precisa ingerir suplementos. Já com relação à hidratação, a bebida isotônica ajuda em uma atividade física mais prolongada (mais do que 15 minutos se exercitando).
AUMENTANDO MEU RITMO DE EXERCÍCIOS, FICAREI AINDA MAIS SAUDÁVEL?
MITO. O exercício físico tem etapas, após atingir o nível considerado bom, deve-se cuidar para não exceder. Existe um limite e a partir dele não há nenhum benefício e, talvez, traga até malefícios. Consideramos que 150 minutos de atividades aeróbicas por semana, divididos na maior parte dos dias, é um bom nível para início. Seria o equivalente a 30 minutos de segunda a sexta-feira ou três dias de 50 minutos.
Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/…/coracao-e-exercicios-fi…/
Aproveitando o tema, quando for iniciar em uma academia, pesquisar um personal trainer ou até mesmo já tendo um, pergunte se o profissional tem o curso de socorrista profissional.
Como lidamos com pessoas em estado de estresse físico já que os exercícios provocam alterações fisiológicas, apesar de não ser comum sempre há o risco de ocorrer um evento de mal súbito, portanto é bem interessante que o Personal Trainer tenha um curso de socorrista PCR (Parada Cardio Respiratória), assim além de chamar o resgate, o próprio Personal pode agir de forma imediata, sendo às vezes o fator decisivo para que a vítima tenha ou não sequelas, quando não à manutenção da vida.
Esse curso chamado de BLS - Basic Life Support pode ser realizado em locais como HCOR, SOCESP, Hospital Sírio Libanês, entre outros, é aberto aos profissionais da saúde inclusive aos professores de educação física e tem a chancela do American Heart Association (vide foto).
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach) Agendamentos para aulas: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947 Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.
