A IMPORTÂNCIA DA MONITORAÇÃO CARDÍACA DURANTE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS
- vladsa15
- 5 de ago. de 2015
- 3 min de leitura

A IMPORTÂNCIA DA MONITORAÇÃO CARDÍACA DURANTE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS
Resumo:
Não faça treinos sem controle.
A correta sequência é: 1. Procure um ótimo profissional (personal trainer, sports coach, educador físico) que deverá fazer anamnese e avaliações precisas; 2. A partir das avaliações em conjunto com as informações clínicas/médicas o profissional deverá elaborar um programa ideal de treino; 3. Faça os treinamentos de forma dedicada, sempre respeitando os limites, faixas de treino, movimentos precisos, angulações adequadas, etc; 4. Questione sempre os “porquês”, tire sempre as dúvidas, avalie bem as orientações; 5. Fique sempre atento às reavaliações para redirecionamento de metas, ajustes ou mudança de metodologia, etc.
INTRODUÇÃO
Com o aumento de tecnologia para a indústria de fitness, treinadores devem usar as melhores ferramentas para monitorar o progresso dos clientes. Monitores de freqüência cardíaca representam um instrumento fácil de usar, não invasivo para avaliar sua resposta interna ao treinamento, e eles fornecem informações úteis sobre adaptação específica a programas de formação. Monitores de frequência cardíaca tem como objetivo fornecer informações sobre a fisiologia cardíaca, permitir que o treinador monitore a intensidade e possa trabalhar com os períodos de repouso, e fornecer feedback para garantir adaptações específicas quando administrado corretamente. Este artigo irá fornecer uma breve visão geral das vantagens do monitoramento da freqüência cardíaca durante métodos de exercícios baseado em endurance.
FISIOLOGIA CARDÍACA
A frequência cardíaca (FC) é o número de vezes que o coração se contrai por unidade de tempo, normalmente expressa em batimentos por minuto. A frequência cardíaca é regulada pelo nó sinusal, um grupo de células localizadas na parede do átrio direito, e é inervado por fibras do parassimpático (vago) e simpáticos (accelerans) ramificações nervosas do sistema nervoso autônomo. Frequência cardíaca de repouso normal tem sido relatada a ser entre 60 a 100 batimentos por minuto, embora seja menor em atletas aeróbios.
Frequência cardíaca de repouso tem sido sugerida para ser um marcador de tolerância de treinamento. Determinantes da frequência cardíaca de repouso incluem morfologia do músculo cardíaco, volume plasmático, atividade autonômica, idade e posição do corpo. A redução da FC de repouso é uma indicação do efeito da melhora da aptidão cardiovascular. No entanto, um aumento da FC de repouso pode indicar estágios iniciais de fadiga acumulada. Fazer inferências no estado de treinamento de um atleta usando a FC de repouso pode ser enganosa, mas quando usado em conjunto com elementos: como volume e intensidade do treinamento, pode fornecer boa referência.
Medindo uma frequência cardíaca máxima garante que o treinador/personal trainer/sports coach faça a prescrição dos exercícios com maior precisão com base no estado fisiológico do indivíduo. A FC máxima é altamente variável entre indivíduos, tendo muito pouca validade apenas pela idade.
Estimativas da frequência cardíaca máxima usando a fórmula à base de idade (220-idade) apresentam grandes desvios-padrão (≥ 10 batimentos por minuto), logo referências com base na idade devem ser usadas com cautela.
Testes de campo e laboratoriais são mais eficazes na obtenção da FC máx., no entanto, como com qualquer protocolo de teste, o cuidado deve ser exercido e padrões de rastreio devem ser seguidos. Para testes máximos, é importante que os participantes tenham condições mínimas de saúde totalmente documentadas e histórico médico.
O rastreamento de recuperação da frequência cardíaca é outro método para a identificação do estado de fadiga acumulada. O teste submáximo como o Sistema de Monitoramento de Intervalo de Freqüência Cardíaca (HIMS) pode oferecer uma boa referência do avaliado.
Para não ficar muito longo, finalizo aqui a primeira parte do post deixando a mensagem final: Não faça apenas por fazer, já que pode fazer ‘bem feito’, que tal escolher com bons parâmetros? Apoiado no texto de Nate Brookreson, fonte: American College of Sports Medicine
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach) Agendamentos para aulas: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947
Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.