top of page
Buscar

PARA EVITAR DORES E MELHORAR O RENDIMENTO NA CORRIDA - AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA DA CORRIDA

  • vladsa15
  • 2 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

A corrida vem se apresentando como uma das modalidades esportivas que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, com aumento vertiginoso do número de provas e principalmente dos corredores amadores. Devido a esse aumento do número de corredores, houve também um grande aumento do número de lesões causadas pela corrida.

Estudos demonstram que de 30 a 70% dos corredores profissionais ou amadores sofrerão algum tipo de lesão durante o período de um ano. Entre as causas mais freqüentes relacionadas a essas lesões estão os erros de treinamento, fatores anatômicos, calçados inadequados e erros na biomecânica da corrida.

Dentro desse contexto, surge a importância da avaliação biomecânica da corrida, já que está comprovado cientificamente que algumas lesões são causadas por erros durante o gesto esportivo e a identificação desses erros só é possível com uma avaliação detalhada através de programas específicos. A avaliação da corrida nos permite identificar também o tipo de pisada dos corredores, sendo de grande auxilio na escolha do calçado esportivo ideal e na indicação de palmilhas proprioceptivas.

A avaliação da corrida tem como objetivo identificar e compreender os mecanismos causadores das lesões; auxiliar na correção da biomecânica da corrida e aprimorar a biomecânica da corrida na busca da melhora da performance.

Dessa forma, a análise da corrida aparece como uma ferramenta essencial tanto para aqueles que estão iniciando a corrida e precisam de uma orientação para o calçado adequado e correção do gesto esportivo para prevenção de lesões futuras, assim como para os corredores amadores e profissionais que objetivam a prevenção de lesões e melhora do desempenho esportivo.

VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach) Agendamentos para aulas: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947

Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.

 
 
 
Featured Posts
Posts Recentes
Pesquisa por Tags
Siga me
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page