top of page
Buscar

INFORMAÇÕES SOBRE O “ESPORÃO DE CALCÂNEO"

  • vladsa15
  • 2 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Corredores amadores ou profissionais são as principais vítimas do esporão de calcâneo (ou esporão-de-galo), que causa dor, principalmente nas primeiras pisadas do dia e durante a atividade física. Apesar de bastante incômodo, o problema pode ser tratado em casa e apresentar melhora significativa.

De acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, o esporão-de-galo é uma neoformação óssea que surge quando a membrana que reveste o calcâneo (osso do calcanhar) é movimentada com força (tracionada). A tensão é gerada pelo encurtamento de músculos que passam pela sola do pé, responsáveis pela flexão dos dedos.

— Em geral, o esporão é precedido pela fascite plantar, que é a inflamação da manta que recobre os músculos da planta do pé.

Esse processo inflamatório ocorre por dois motivos: impacto do calcanhar no chão e falta de alongamento — explica Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

Quem usa muito salto alto e trabalha em pé, por longos períodos, também está entre os mais vulneráveis.

Cirurgia é indicada para casos graves

Entre as medidas de prevenção do esporão-de-galo — que também pode se manifestar com queimação na sola do pé —, estão o uso de calçados confortáveis e com boa flexibilidade e a prática de musculação, sobretudo para quem pretende começar a correr.

Segundo Montenegro, exercícios de alongamento feitos em casa geralmente são suficientes para tratar o problema.

— Quando o esporão atinge o tendão de Aquiles, o incômodo é grande e pode ser necessária cirurgia para retirá-lo — diz o ortopedista e médico do esporte Ricardo Munir Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Fonte: http://www.medicinadoesporte.org.br/esporao-de-calcaneo-p…/…

Interessante identificar o perfil postural e biomecânico de movimento. Cuidados com a pisada, tênis adequado com boas condições de amortecimento são importantes aspectos a serem considerados. Massagens podem ser interessantes para aliviar tensões, o médico deve ser consultado em caso de dores muito fortes ou crônicas.

VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach)

Agendamentos para aulas: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947

Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.


 
 
 
Featured Posts
Posts Recentes
Pesquisa por Tags
Siga me
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page