INFORMAÇÕES SOBRE O “ESPORÃO DE CALCÂNEO"
- vladsa15
- 2 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Corredores amadores ou profissionais são as principais vítimas do esporão de calcâneo (ou esporão-de-galo), que causa dor, principalmente nas primeiras pisadas do dia e durante a atividade física. Apesar de bastante incômodo, o problema pode ser tratado em casa e apresentar melhora significativa.
De acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, o esporão-de-galo é uma neoformação óssea que surge quando a membrana que reveste o calcâneo (osso do calcanhar) é movimentada com força (tracionada). A tensão é gerada pelo encurtamento de músculos que passam pela sola do pé, responsáveis pela flexão dos dedos.
— Em geral, o esporão é precedido pela fascite plantar, que é a inflamação da manta que recobre os músculos da planta do pé.
Esse processo inflamatório ocorre por dois motivos: impacto do calcanhar no chão e falta de alongamento — explica Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.
Quem usa muito salto alto e trabalha em pé, por longos períodos, também está entre os mais vulneráveis.
Cirurgia é indicada para casos graves
Entre as medidas de prevenção do esporão-de-galo — que também pode se manifestar com queimação na sola do pé —, estão o uso de calçados confortáveis e com boa flexibilidade e a prática de musculação, sobretudo para quem pretende começar a correr.
Segundo Montenegro, exercícios de alongamento feitos em casa geralmente são suficientes para tratar o problema.
— Quando o esporão atinge o tendão de Aquiles, o incômodo é grande e pode ser necessária cirurgia para retirá-lo — diz o ortopedista e médico do esporte Ricardo Munir Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
Fonte: http://www.medicinadoesporte.org.br/esporao-de-calcaneo-p…/…
Interessante identificar o perfil postural e biomecânico de movimento. Cuidados com a pisada, tênis adequado com boas condições de amortecimento são importantes aspectos a serem considerados. Massagens podem ser interessantes para aliviar tensões, o médico deve ser consultado em caso de dores muito fortes ou crônicas.
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach)
Agendamentos para aulas: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947
Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.