MENOPAUSA E SÍNDROME METABÓLICA
- vladsa15
- 14 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
A incidência de doença cardiovascular aumenta consideravelmente após a menopausa. Um dos motivos para o crescente risco cardiovascular parece ser determinado pela síndrome metabólica, da qual todos os componentes (obesidade visceral, dislipidemia, hipertensão arterial e distúrbio do metabolismo glicídico) se associam à maior incidência de coronariopatia.
Após a menopausa, a síndrome metabólica é mais prevalente do que na pré-menopausa, podendo ter importante papel na ocorrência de infarto do miocárdio e outras morbidades ateroscleróticas e cardiovasculares.
A obesidade, componente primordial da síndrome metabólica, se associa ainda ao aumento da incidência de câncer de mama, endométrio, intestino, esôfago e rim.
O tratamento da síndrome metabólica se baseia na mudança de hábitos de vida e, quando necessário, no emprego de medicação dirigida aos seus componentes.
Na presença de sintomas de síndrome do climatério, a terapia hormonal, quando indicada, concorrerá também para a melhora da síndrome metabólica. Arq Bras Endocrinol Metab. 2014;58(2):91-6 .
Essa matéria foi indicada por uma aluna e participante do nosso grupo aqui no face. Agradecemos, parabenizamos e sugerimos que as pessoas possam veicular informações interessantes às outras, alimentando a rede de compartilhamento para crescermos juntos.
Aproveitando o tema, além das informações citadas, temos referências científicas indicando que nessa fase da vida a mulher sofre significativas alterações físicas, fisiológicas, psicológicas, e que os exercícios físicos bem direcionados são altamente benéficos para a qualidade de vida.
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach) Agendamentos para aulas: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947
Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.
