QUANDO O SEU FILHO DEVE COMEÇAR O TREINAMENTO DE PESO? (Traduzido da página do facebook: American Co
- vladsa15
- 8 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Enquanto as crianças tradicionalmente têm sido incentivadas a participar de atividades aeróbicas, como natação e ciclismo, algumas evidências indicam que o treinamento de força também pode ser um método seguro e eficaz de exercício para as crianças, desde que as orientações adequadas sejam seguidas.
Os riscos associados com o treinamento de força não são superiores a outros esportes e atividades em que as crianças participam regularmente.
No entanto, a chave é fornecer supervisão qualificada, instruções específicas para a idade e um ambiente de treinamento com segurança. Como em muitos esportes, acidentes podem acontecer se as crianças não seguem as diretrizes estabelecidas.
O treinamento de força é um método especializado de condicionamento que requer supervisão qualificada, sobrecarga apropriada, progressão gradual, e a recuperação adequada entre as sessões de exercício.
Michael F. Bergeron, PhD, discute o treinamento de peso na infância e as melhores maneiras de manter a segurança durante o treinamento. Fonte: http://radiomd.com/…/27503-when-should-your-child-start-wei…
Minha opinião:
Não podemos tratar de um assunto tão sério e complexo de forma simplista.
Nesse universo infantil há tantas variantes no desenvolvimento que não cabe uma afirmação do tipo “a criança pode ser treinada com peso”.
Qual é a classificação de criança, a cronologia etária (tantos anos de idade)? O tamanho do corpo? A maturação sexual? Sim...aí sim estamos falando do parâmetro correto. E quanto ao peso, o que seria leve, moderado e pesado para cada criança?
Concordo que há possibilidade de trabalhar a criança com sobrecarga e há uma ENORME RESPONSABILIDADE quando se trabalha com uma pessoa ainda em fase de formação estrutural.
Os sistemas metabólico, nervoso, circulatório, endócrino e osteomuscular são bem diferentes em cada etapa do desenvolvimento, e infelizmente, não é raro encontrar professores de educação física que trabalham em academias, ou que fazem trabalhos específicos com sobrecarga, despreparados para lidar com todas essas varáveis, considerando essa etapa do desenvolvimento.
Acho que antes de pensar em trabalho com sobrecarga (peso de equipamentos), a criança precisa “trabalhar o corpo” de forma lúdica, deve fazer uma grande diversificação de movimentos para criar um vasto repertório motor, deve explorar atividades que desenvolvam a relação espaço-temporal e com o passar do tempo, aí sim a criança já pode gradativamente ser est

imulada com sobrecargas mais elevadas, sempre com supervisão de um especialista.
Então, de forma clara, não sou contra crianças treinarem com peso, acho que pode ser interessante desde que seja muito bem avaliado, bem prescrito e bem conduzido, porém, penso que existem muitos outros tipos de estímulos que devem ser realizados antes e concomitantes ao trabalho com peso.
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach)
Agendamentos para treinos: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947
Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.