EXISTE LIMITE SAUDÁVEL DE DISTÂNCIA EM CORRIDAS DE RUA?
- vladsa15
- 30 de mar. de 2015
- 3 min de leitura
Existe limite saudável de quilômetros para se praticar corrida de rua? Esta é uma pergunta frequentemente feita no consultório e a resposta muitas vezes não está numa tabela de treino, mas sim na genética do indivíduo. Trabalhamos hoje em medicina esportiva com o conceito de envelope de função ou zona de homeostase dos tecidos.
Durante o treinamento de qualquer modalidade esportiva existe microdestruição tecidual de músculos, tendões e ossos e, tanto no momento seguinte, quanto nos dias seguintes ao treino, o organismo se refaz e “prepara” os tecidos para o esporte através de hipertrofia ou melhoria de força, potência e resistência física.
Durante um treino em que a pessoa não excede os limites fisiológicos, esta destruição se iguala a reconstrução e o esporte traz os próprios benefícios com melhoria progressiva de performance. Porém, quando o indivíduo ultrapassa seus limites , principalmente ao fazer um pico de treino, pode-se atingir a chamada zona de carga supra-fisiológica onde as lesões se desenvolvem.
• Cansaço anormal • Irritabilidade • Perda de apetite • Perda de Força • Contusões e resfriados frequentes • Dores de Cabeça • Sede Anormal • Insônia • Tremor nas mãos • Depressão
Mas como conhecer meu próprio limite e fugir de lesões? Na verdade, não existe como se determinar o próprio limite fisiológico. Fatores individuais incluem memória muscular, flexibilidade, força, rapidez na ativação muscular, sexo, idade e doenças concomitantes.
É consenso mundial em medicina esportiva de que a preparação física para determinada modalidade é a pedra angular na prevenção de lesões. Um jogador de futebol profissional passa parte do treino realizando a preparação física direcionada para futebol que envolve exercícios de explosão muscular e flexibilidade.
No corredor de rua recomenda-se realizar um tipo de fortalecimento muscular chamado “excêntrico”, cujo objetivo é o de aumentar a capacidade do músculo quadríceps (anterior) da coxa de absorver energia cinética que é devolvida do solo durante o toque inicial do calcanhar (primeira fase da corrida).
Em linhas gerais, antes de se perguntar se existe limite saudável de quilômetros para se praticar corrida de rua, em primeiro lugar, realize um check up do aparelho locomotor, envolvendo a avaliação dinâmica da pisada, também conhecida como baropodometria com a prescrição de palmilha, se necessário, alinhamento dos membros e desvios posturais, discrepância do tamanho dos membros, conhecida no meio médico como dismetria. O segundo passo é realizar preparação física para o esporte sob a supervisão de um educador físico especializado em corrida e iniciará seu treino para o ganho gradual de resistência e velocidade, dentro de seus limites fisiológicos.
Fonte: site Eu Atleta
Do texto eu apenas gostaria de fazer algumas observações:
1. ..."Durante um treino em que a pessoa não excede os limites fisiológicos, esta destruição se iguala a reconstrução e o esporte traz os próprios benefícios com melhoria progressiva de performance." O que???? quando não excede os limites fisiológicos, a destruição se iguala à reconstrução? categoricamente garantida de forma simples assim? A regeneração fica provável com o tempo de recuperação apropriado, nutrição e hidratação ajustadas, e o sono reparador. A supercompensação merece uma atenção especial e é bem mais complexa do que isso.
2. ..."Porém, quando o indivíduo ultrapassa seus limites , principalmente ao fazer um pico de treino, pode-se atingir a chamada zona de carga supra-fisiológica onde as lesões se desenvolvem." Eu não afirmaria integralmente que as lesões se desenvolvem e sim, que há grandes chances para que isso ocorra.
3. Apesar de eu concordar que ..." Fatores individuais incluem memória muscular, flexibilidade, força, rapidez na ativação muscular, sexo, idade e doenças concomitantes." e que essas são variáveis que dificultam a identificação do limite, temos de lançar mão de avaliações adequadas às valências específicas da modalidade para ter parâmetros, e assim, possibilitar uma programação mais adequada para o treinamento.

VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach) Email: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947
Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.