RELAÇÃO DE TREINAMENTO E OS RISCOS DE DOENÇAS COMUNS EM NADADORES DE ELITE (American College of Spor
- vladsa15
- 23 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
RELAÇÃO DE TREINAMENTO E OS RISCOS DE DOENÇAS COMUNS EM NADADORES DE ELITE
(American College of Sports Medicine)
“Training-Related Risk of Common Illnesses in Elite Swimmers over a 4-yr Period”
O objetivo deste estudo é investigar a relação entre o treinamento do esporte e do risco de doenças comuns: trato respiratório superior e infecções pulmonares (URTPI), afecções musculares (MA), e todos do tipo patologias em nadadores altamente treinados.
Vinte e oito nadadores profissionais franceses foram monitorados semanalmente durante 4 anos. Eles treinaram seguindo periodização específica com todas as variáveis adequadas à evolução da performance.
As doenças foram diagnosticadas por um médico do esporte através de um questionário padronizado.
Resultados: O risco de doenças comuns foi significativamente maior nos meses de inverno, para nadadores (por URTPI), e nos casos de história do evento recente (particularmente para MA).
As chances de URTPI aumentaram 1,08 e 1,10 vezes para cada aumento de 10% em treinamentos de resistência e de alta carga, respectivamente.
As chances de MA aumentou em 1,49 e 1,63 para cada aumento de 10% na alta carga e condicionamento físico geral, respectivamente. As chances de doenças foram de 50% -70% significativamente maior durante os períodos de treinamento intensivo.
Conclusão: Uma atenção especial deve ser dada às estratégias de prevenção da doença durante os períodos de treinamento intensivo, especialmente nos meses de inverno ou em caso de o recente episódio médico.
Fonte: http://journals.lww.com/acsm-msse/Abstract/2015/04000/Training_Related_Risk_of_Common_Illnesses_in_Elite.4.aspx
Exercícios físicos bem direcionados são favoráveis à saúde, porém, não podemos desconsiderar que quando há excessos ou quando a pessoa não está em boas condições de saúde, as consequências podem não ser as melhores.
Quando se treina em alto nível, normalmente o nível de exigência é grande, e também é grande a necessidade de cuidar dos detalhes (alimentação, recuperação, sono, etc), quando isso não acontece, não é incomum o corpo apresentar vulnerabilidades. Lesões e baixa da imunidade podem ser consequências dessa situação.
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício & Sports Coach)
Email: personalemsorocaba@gmail.com ou (15) 99774 0947
Pós-graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.
