Superando a Esclerose Múltipla com Exercícios Físicos
- vladsa15
- 24 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Não podemos ignorar as evidências sobre os efeitos benéficos do exercício sobre muitas doenças, incluindo a Esclerose Múltipla (EM).
Ao incluir a atividade física monitorizada regular tem sido associado com uma redução de 50% no risco de morte de uma variedade de câncer estabelecidos e, mais recentemente, o tipo semelhante de benefícios foi visto com a Esclerose Múltipla.
O exercício não só melhora o humor e bem-estar geral como exerce um efeito anti-inflamatório.
Há muitas evidências de que a atividade física moderada melhora o condicionamento em pacientes de Esclerose Múltipla. Isso inclui exercícios aeróbicos e treinamento de contrações resistidas, todos projetados para melhorar a função da força muscular e atividades relacionadas com a mobilidade.
Recomenda-se uma avaliação física feita por um profissional Personal Trainer certificado ou Fisioterapeuta.
O ideal é criar um programa de exercícios personalizado que atendam às necessidades de seus pacientes. Importante considerar que pacientes com EM têm sistema muscular já comprometido e o risco de excesso de estímulos ou movimentos inadequados podem potencialmente acabar em lesões.
Os pesquisadores descobriram que o exercício físico aumenta significativamente os níveis de dois tipos de proteínas encontradas em pessoas com EM, denominados de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e fator de crescimento neural (NGF), foram mostrados ter alguns efeitos de proteção para os neurônios em EM, basicamente, ajudando-os na reparação.
Pessoas com EM normalmente ficam dentro de casa, fazem poucos exercícios e podem sofrer de depressão. O exercício físico regular é muito eficaz na prevenção do declínio cognitivo que reduz significativamente as chances de depressão, e, sobretudo, melhora à qualidade de vida das pessoas com EM.
Um programa de exercício regular melhora os sintomas em EM, previne a ansiedade, depressão, e também sugere também poder modificar a progressão da doença por meio de um efeito neuroprotetor.
Confira outros assuntos no blog do meu site em: http://vladsa15.wix.com/vladmirpersonal
Não deixe de comentar, curtir, manifeste-se.
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício)
Pós graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.
