Perda de Sono Pode Fazer Você Engordar
- vladsa15
- 8 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Um novo estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, demonstra que uma área particular do cérebro que leva ao desejo de uma pessoa para o alimento é muito mais estimulada em resposta a imagens de alimentos depois de uma noite sem dormir do que depois de uma boa noite de sono. Em outras palavras hábitos de sono irregulares podem fazer com que você tenha excesso de peso ao longo do tempo. Estes resultados foram publicados no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.
Cientistas da Christian Benedict e Helgi Schiöth, do Departamento de Neurociência da Universidade de Uppsala, demonstraram em um artigo postado anteriormente publicado no American Journal of Clinical Nutrition, que apenas uma noite sem dormir limitou o gasto de energia na manhã seguinte. Esta pesquisa também confirmou que todos os indivíduos tinham níveis elevados de desejos de comida, o que sugere que uma extrema escassez de sono pode pode afetar a percepção da comida.
Em um novo estudo, Christian Benedict juntamente com Samantha Brooks, Helgi Schiöth e Elna-Marie Larsson da Universidade de Uppsala e pesquisadores de outras universidades europeias, já analisaram as áreas do cérebro envolvidas na sensação de fome e os desejos de comida. Todas estas áreas foram afetadas por perda aguda de sono. Com a ajuda da ressonância magnética (MRI) os investigadores analisaram os cérebros de 12 homens que tinham peso "normal", enquanto eles olhavam para fotos de alimentos diferentes. Os resultados após uma noite sem sono foram comparados com os mesmos homens após terem uma boa noite de sono.
Christian Benedict explica:
"Depois de uma noite de perda total de sono, o estudo mostrou um elevado nível de ativação de uma área do cérebro que está envolvida em um desejo de comer. Tendo em mente que o sono insuficiente é um problema crescente na sociedade moderna, nossos resultados podem explicar porque maus hábitos de sono pode afetar o risco das pessoas a ganhar peso a longo prazo. Portanto, pode ser importante dormir cerca de oito horas todas as noites para manter um peso corporal estável e saudável. "
Fonte: Universidade de Uppsala
Minha opinião:
Fato que a falta ou sono não qualitativo limita a capacidade de regeneração total.
Além do aumento de peso, a ciência considera que a privação do sono pode gerar perda cognitiva, falta de concentração, irritabilidade, perda da libido, perda do humor, limitação das reconstruções musculares, além de aumentar propensões às doenças cardíacas, hipertensão, diabetes 2, etc.
Quanto a quantidade de tempo a ser dormida é um pouco relativo.
Senso comum que 6 a 8 horas pode ser considerado um bom período de sono, mas há pessoas que com 5 horas de sono qualitativo já é o suficiente.
Especialistas sugerem que a quantidade de sono ideal para ser reparadora é aquela que o indivíduo passa o dia inteiro sem sentir sono.
Tão importante quanto o tempo é a qualidade do sono, portanto, importa criar condições favoráveis a que tenhamos esse momento de forma qualitativa.
VLADMIR SANTOS (Personal Trainer, Fisiologista do Exercício)
Pós graduações: USP (Treinamento Esportivo), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (Fisiologia do Exercício), Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia UNIFESP, Experiência profissional University of California Santa Barbara, University of Wisconsin Whitewater, University of Northern Colorado.
