top of page

Crossfit - Prós e Contras

  • vladsa15
  • 4 de out. de 2014
  • 5 min de leitura

Íntegra da entrevista que dei à Revista Bianchini

A origem do Crossfit pode ser atribuída ao ex-ginasta, Greg Glassman, na década de 70, nos EUA. O que levou Glassman a desenvolver o que hoje chamamos de Crossfit era o desejo de alcançar um estado de nirvana ofegante, quase vomitando à exaustão.

No início, ele estabeleceu uma sequência de exercícios intensos intercalando membros superiores e inferiores, até o limite da sua capacidade. Ao longo do tempo, Glassman difundiu essa forma de treino em vários ginásios, dando início ao Crossfit.

Nos anos 90, ele foi contratado para treinar os membros do Departamento de Polícia de Santa Cruz, Califórnia. Ao longo da década seguinte, em grande parte devido à popularidade entre as forças policiais (Swat), unidades especiais do exército americano, como os US Marines, e em comunidades on-line, o movimento Crossfit cresceu exponencialmente.

O Crossfit possui três conceitos para buscar o condicionamento físico dito ideal.

Primeiro conceito - trabalho de dez capacidades ou aptidões físicas:

  • Resistência cardiorrespiratória

  • Resistência muscular

  • Força

  • Flexibilidade

  • Potência

  • Velocidade

  • Coordenação

  • Agilidade

  • Equilíbrio

  • Precisão

Segundo conceito - Fazer bem qualquer atividade, através de exercícios funcionais feitos em alta intensidade e grande diversificação.

Terceiro conceito - Utilizar bem as vias metabólicas.

O Crossfit é promovido como uma filosofia de treinamento para saúde e bem estar, e também, principalmente nos Estados Unidos, como um desporto competitivo através dos Campeonatos de Crossfit.

O Crossfit combina exercícios intervalados de alta intensidade, treinamento de força, pliometria, treino de velocidade, levantamento de peso olímpico, exercícios de peso corporal, ginástica e exercícios de calistenia.

Normalmente, professores de Crossfit recomendam que o aluno treine de 3-5 dias por semana.

Metodologicamente, os treinos são muito intensos e curtos. Tem formato de combinação de exercícios potentes, um exercício seguinte logo após o outro, com pouco descanso entre eles.

Percebemos alguns pareceres diferentes quanto à metodologia. Há quem aponte ajustes como Cedric X. Bryant, Ph.D. que fala pelo American Council on Exercises, "É fundamental que o técnico ou treinador de Crossfit respeite os limites individuais, e incentive o descanso e tempo de recuperação adequado. Adaptações positivas (de exercício de alta intensidade) são alcançadas durante os períodos de recuperação”.

Para melhores resultados, Bryant recomenda limitar treinos Intervalados de alta intensidade para duas vezes por semana como parte de um amplo programa de formação geral.

Algumas Vantagens

O treinamento de Crossfit é altamente intenso e não leva muito tempo para ser concluído.

Como os exercícios são diversificados, não há tanto espaço para a monotonia de treinos repetitivos.

Por conta da diversificação, o treinamento visa o desenvolvimento global do indivíduo.

Desportistas de outras modalidades podem usar o Crossfit para incrementar a sua rotina de treino como ferramenta assessora.

Preocupações

Uma das preocupações dos “Crossfiteiros” (denominação popular aos praticantes do Crossfit) é o risco de lesões.

As principais causas de lesão entre praticantes de Crossfit são:

  • Alta intensidade dos exercícios sem que o corpo esteja preparado;

  • Exercícios realizados sem a técnica adequada;

  • Exercícios realizados sob o estado de fadiga, durante uma sessão intensa de treino;

  • Estímulos realizados sem a recuperação adequada dos treinos anteriores.

As principais lesões no Crossfit são nos músculos, tendões, ligamentos, articulações do joelho, região da coluna vertebral, cotovelo e ombro.

Alguns artigos citam uma lesão muscular muito grave, ainda pouco conhecida como Rabdomiólise que é uma condição em que o músculo torna-se tão gravemente danificado que se decompõe rapidamente. A destruição do músculo leva à liberação de produtos das células musculares na corrente sanguínea; alguns dos quais, como a mioglobina (uma proteína), são lesivos para os rins, podendo causar insuficiência renal aguda.

Os sintomas de Rabdomiólise dependerão da gravidade, mas podem incluir fraqueza geral, extrema rigidez, dor e inchaço do músculo afetado, e urina de cor anormalmente escura. Há uma série de fatores que podem causar Rabdomiólise (por exemplo, o alcoolismo, a genética, a desidratação), mas pode ser causada pelo exercício físico extremo.

Além das lesões, os excessos nos treinamentos podem causar outros males. De acordo com o médico Nabil Ghorayeb Doutor em Cardiologia (FMUSP), Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, por causa do excesso de treinamento, começam a ocorrer mudanças no organismo do paciente. “O corpo passa a produzir hormônios de uma maneira errada. Além disso, o coração fica acelerado o tempo todo, mesmo em repouso”, afirma. As consequências começam a aparecer também no dia a dia e o paciente pode começar a ficar mais irritado, com insônia e até com a imunidade mais baixa.

Riscos e Benefícios

A controvérsia sobre riscos e benefícios está presente na comunidade científica, há quem aponte aspectos discordantes de forma robusta, mas há quem pondere positivamente como o Dr. David Geier, Jr., cirurgião ortopédico e diretor de medicina esportiva na Medical University of South Carolina. "Eu acho que os benefícios do Crossfit superam os riscos, mas os riscos são reais".

Se você está interessado em fazer o Crossfit, vale a pena considerar:

  • Consultar previamente um médico para realizar toda a investigação clínica;

  • Preferencialmente, iniciar o programa de forma segura contratando um Personal Trainer que seja especialista em fisiologia do exercício, esse profissional poderá elaborar o programa ideal de treino para esse primeiro momento a partir de entrevista, avaliações antropométricas, metabólicas, neuromusculares, posturais, entre outras.

  • O Personal Trainer também deve ter bons conhecimentos de biomecânica do movimento já que o Crossfit exige conhecimento muito apurado dos ângulos de movimento, dessa forma, o profissional poderá orientar todos os detalhes técnicos das execuções dos movimentos de forma segura e eficiente.

  • O ideal é trabalhar vinculado a um Personal Trainer, mesmo depois da fase de adaptação, mas caso não seja possível, mantenha o treino orientado por um professor da academia habilitado para a prática, não exceda nas cargas, respeite as técnicas de movimento, respeite os períodos de repouso, faça os alongamentos adequados, fique atento às dores, nutrição, hidratação;

  • Dificilmente o indivíduo consegue controlar e adequar o metabolismo de acordo com a faixa ideal de treino durante toda a sessão, logo, se for um atleta treinando especificamente um metabolismo, há que se tomar cuidado com os desvios metabólicos;

  • É melhor ter uma base de resistência antes de iniciar uma atividade em alta intensidade.

  • Crossfit é mais adequado para pessoas saudáveis ​​que gostam de exercício vigoroso.

  • Pessoas com lesões, condições de saúde debilitada ou outras necessidades especiais devem seguir as orientações específicas para a atividade física recomendada pelo American College of Sports Medicine.

De forma geral, penso que o Crossfit pode ser benéfico se feito de forma criteriosa com profissionais atentos e bem capacitados, instruindo alunos minimamente preparados para esse formato de trabalho.

Prof. Vladmir Santos (Personal Trainer e Fisiologista do Exercício)

  • Pós Graduação em Treinamento Esportivo (USP)

  • Pós Graduação em Fisiologia do Exercício (UNIFESP-EPM)

  • Créditos do Mestrado obtidos pela Cardiologia (UNIFESP-EPM)

  • Clínicas Internacionais (University of California, Santa Barbara; University of Northern Colorado; University of Wisconsin Whitewater)

Girl-powerrr-crossfitgirls-crossfit-CFGames.jpg

 
 
 

コメント


Featured Posts
Posts Recentes
Pesquisa por Tags
Siga me
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page