A Insolação pode Ameaçar a Vida de Corredores de Longa Distância
- vladsa15
- 24 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
A insolação aumenta em 10 vezes mais a probabilidade de eventos cardíacos em corredores durante corridas de longa distância, segundo um estudo publicado no Jounal of the American College of Cardiology.
Os autores observaram que os resultados podem desempenhar um papel no debate em curso sobre exames de ECG pré-participação para a prevenção de morte súbita em atletas, oferecendo uma nova perspectiva sobre o maior risco para a saúde dos corredores.
São causas conhecidas de morte súbita durante a corrida de resistência a morte arrítmica, morte súbita causada geralmente por doença cardíaca despercebida em uma pessoa jovem e aparentemente saudável, e o excesso de calor (insolação).
Devido à crescente popularidade das corridas de mais de 10 km, ou corridas de resistência, os pesquisadores procuraram determinar quantos eventos durante corridas de endurance com risco de vida foram causadas por calor em excesso em comparação com outros eventos cardíacos.
Os pesquisadores revisaram dados sobre todas as mortes e hospitalizações urgentes em 14 corridas populares de longa distância em Tel Aviv a partir de março de 2007 a novembro de 2013. No geral, 137.580 corredores foram estudados.
"Esta pesquisa mostra que o excesso de calor é uma ameaça real para corredores de longa distância...", disse Sami Viskin, autor do estudo e cardiologista do Tel Aviv Medical Center.
"É importante que os clínicos eduquem os corredores sobre as formas de minimizar o risco de choque térmico (insolação), Inclusive permitindo 10-14 dias para se adaptar a um clima quente, desestimulando a execução se a pessoa está doente ou esteve recentemente doente por causa de uma febre pré-existente que prejudica a habilidade do corpo para dissipar o calor produzindo um estresse adicional...".
Referência: http://www.medicalnewstoday.com/releases/280271.php
Minha opinião: Ter boas informações, consciência corporal e adotar as medidas preventivas como avaliações clínicas, cuidados com a alimentação e ótima hidratação, são fundamentais para controlar a termorregulação, minimizando os riscos de mal súbito durante atividades físicas prolongadas.
Caso tenha gostado da informação, por gentileza, recomende-a a quem você se importa.
Se achou interessante o conteúdo e a intenção do meu post, manifeste-se com um comentário, uma pergunta, ou uma sinalização positiva.
Grato,
Prof. Vladmir Santos (Personal Trainer e Fisiologista do Exercício)




























Comentários