Diabetes e Exercícios Físicos
- vladsa15
- 12 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
“Caminhada lenta e rápida pode ser melhor para o diabético”
Intercalar períodos de caminhada lenta e rápida pode ser uma forma mais eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas, em vez de andar a uma velocidade constante, de acordo com um estudo dinamarquês.
Pesquisadores da Universidade de Copenhague destacaram o valor de treinamento intervalado de caminhada. Seu mais recente trabalho analisa como esta técnica ajuda os pacientes.
Pessoas com diabetes tipo 2 foram colocados aleatoriamente em três grupos. Doze foram colocados em um programa de treinamento intervalado de caminhada, outros 12 foram atribuídos a um grupo utilizando uma abordagem de caminhada constante, e o restante formado um grupo de referência.
O treinamento consistiu de cinco sessões de 1 hora por semana durante 4 meses.
Um dispositivo foi utilizado para medir os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina em cada um dos voluntários, no início e no final do período de estudo.
Os pesquisadores descobriram um melhor controle de açúcar no sangue entre aqueles que tinham combinado caminhada rápida e lenta. Isso provavelmente foi causado por um aumento da sensibilidade à insulina (ou, em geral, quão bem o seu corpo usa insulina), eles escrevem.
A pesquisa é publicada em Diabetologia, a Revista da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes.
Comentando os resultados em um comunicado, o Dr. Richard Elliott, gerente de comunicações de pesquisa da organização britânica Diabetes UK, disse: "Este pequeno estudo baseia-se em evidências anteriores que sugerem que o treinamento intervalado, envolvendo períodos alternados de exercício de alta e baixa intensidade, pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a gerir os níveis de açúcar no sangue”.
"Nós sabemos que a melhor maneira de controlar o diabetes tipo 2 é seguir os medicamentos prescritos pelo seu médico e manter um peso saudável, fazer exercícios regularmente e comer uma dieta saudável e equilibrada que é pobre em sal, gordura e açúcar, e rica em frutas e legumes".
Fonte: Solomon, T. Diabetologia, August 2014.Dr. Richard Elliott, research communications manager, Diabetes UK.Diabetes UK.
Minha opinião:
Além de cuidados com a dieta e, em alguns casos, a necessidade do uso de medicação, sabemos que exercícios físicos bem direcionados influenciam positivamente no tratamento do Diabetes.
Para a realização dos exercícios de forma adequada, importa que o diabético seja consciente e procure um educador físico competente, o qual deverá realizar uma boa entrevista, todas as avaliações, principalmente as metabólicas, e em conjunto com os parâmetros clínicos, prescrever o treino ideal.
Cada pessoa tem um perfil diferente da outra, logo, não podemos pensar de forma padronizada na elaboração do treinamento.

Prof. Vladmir Santos (Fisiologista do Exercício e Personal Trainer)