Controle a sua Pressão Arterial
- vladsa15
- 11 de jul. de 2014
- 2 min de leitura
Tabela de classificação da Pressão Sanguínea definida pela American Heart Association

Como é que a pressão arterial elevada é diagnosticada?
A pressão arterial sobe a cada batimento cardíaco (Pressão Sistólica) e cai quando o coração relaxa entre os batimentos (Pressão Diastólica).
A pressão pode mudar de minuto a minuto com alterações na postura, exercício, estresse ou sono, normalmente deve ser menor que 120/80 mmHg (menos de 120 sistólica e diastólica inferior a 80) para idade adulta de 20 anos ou mais.
Uma única leitura elevada não significa necessariamente que você tem pressão arterial elevada. No entanto, se ficar em leituras de 140/90 mmHg ou acima (sistólica 140 ou acima ou diastólica 90 ou acima) ao longo do tempo, o seu médico vai querer que você comece um programa de tratamento. Tal programa quase sempre inclui mudanças no estilo de vida e medicamentos, muitas vezes prescrição para aqueles com leituras de 140/90 ou superior.
Se, durante o acompanhamento de sua pressão arterial, você tem uma leitura sistólica de 180 mmHg ou superior ou uma leitura diastólica de 110 mmHg ou acima, espere alguns minutos e meça novamente. Se a leitura ainda é igual ou superior a esse nível, você deve procurar tratamento médico de emergência imediata de uma crise hipertensiva. Nesse caso, acessar os serviços de emergência médica (ex. SAMU) ou ter alguém para levá-lo ao hospital imediatamente.
Mesmo que a sua pressão arterial seja normal, você deve considerar fazer modificações de estilo de vida para evitar o desenvolvimento de Pressão Sanguínea Alta e melhorar sua saúde cardíaca.
Para uma vida saudável, conheça os seus números.
Que número é mais importante, superior (sistólica) ou inferior (diastólica)?
Normalmente mais atenção é dada para o número mais alto (a pressão arterial sistólica) como um importante fator de risco para a doença cardiovascular para pessoas com mais de 50 anos de idade. Na maioria das pessoas, a pressão arterial sistólica aumenta progressivamente com a idade, devido ao aumento da rigidez das grandes artérias, em longo prazo acúmulo de placas obstrutivas, e aumento da incidência de doença cardíaca e vascular.
Não devemos desconsiderar a importância do número da pressão diastólica.
Resumo:
Conheça a sua Pressão Sanguínea
Consulte um Cardiologista
Tenha Hábitos Saudáveis (boa alimentação, sono regular, hidratação)
Controle o Estresse
Controle o Peso
Evite ou controle álcool, fumo
Faça Exercícios Físicos regularmente com o acompanhamento de um profissional competente, preferencialmente, um educador físico que tenha especialização na área cardiológica.
Sou Personal Trainer e Fisiologista do Exercício com especializações USP, UNIFESP-EPM, provider BLS American Heart Association e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.